quinta-feira, 12 de agosto de 2010

São Luiz do Paraitinga volta a se reerguer através da cultura

Aos poucos a cidade volta a ter dignidade após tragédia na noite de réveillon


O temporal que arruinou São Luís do Paraitinga (Vale do Paraíba) no início do ano já faz parte do passado. A cidade, que conta com pouco mais de 10 mil habitantes, passo a passo está se reestruturando graças ao carnaval de rua, principal atração do município.

Cancelado em fevereiro por falta de infra-estrutura, o carnaval ganhou lugar de destaque na sexta edição da Virada Cultural, em maio, na região central da capital paulista.

Durante as comemorações do carnaval fora de época, “Neto”, secretário municipal da cultura de São Luis do Paraitinga, disse que a cidade está se mobilizando através da própria cultura:

Neto complementa dizendo que mais do que nunca a cultura está à frente trabalhando pela reconstrução da cidade.

“A cultura – que é nosso maior patrimônio - sempre se mobilizou, até porque a cidade tem a sua base econômica em cima disso. A questão cultural de São Luís tem uma tradição muito forte seja na música, nas congadas, nas folias e também nas bandas”, destaca.

Para o músico Gilberto Leandro (Foto), o começo foi difícil. Sem água e comida, a união entre a população ajudou neste ressurgimento de São Luis do Paraitinga:

“Nós ficamos praticamente quatro dias sem comida e bebida. Com isso, o pessoal de São Luis e também de fora se uniu muito. Hoje já temos os comércios e empresas. Finalmente está parecendo uma cidade de verdade”, afirma.

O artista também diz que o pão foi o ponto de progresso no município. Com a chegada deste alimento, São Luis voltou a ser o que realmente era.

Após as enchentes, toda a parte histórica da cidade se foi. Casas, Igrejas, monumentos e patrimônios. Por conta disso, os turistas também se afastaram, mas o mais valioso do município sempre esteve vivo.

Por Gilberto Santos e David Gomes

São Luis do Paraitinga antes e durante as enchentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário