O cartão postal de São Paulo completou 63 anos e recebe mais de 50.000 visitantes por mês
O MASP (Museu de Arte de São Paulo) fica na Avenida Paulista, cartão postal da capital, e é o mais importante museu de arte ocidental do hemisfério sul. Seu acervo foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 mil peças e entre elas se destacam obras francesas e italianas, e muitas raríssimas que foram doadas por colecionadores, ou após parceria com empresas e entidades.
Suas coleções são compostas por fotografias, pinturas, esculturas, artes e desenhos de artistas renomados como Pablo Picasso, Portinari, Van Gogh, e o MASP está entre o "Clube dos 19", do qual participam apenas os museus mais influentes e representativos do século XX do mundo inteiro.
Fundado em 1947, foi idealizado por Assis Chateaubriand e se tornou um ícone da cidade de São Paulo. "O MASP
”proporciona diversas atividades ao público com espetáculos de dança, ateliês, teatro, palestras, cursos e movimentos sociais, e segundo o jornal Folha de S. Paulo é o museu mais frequentado do Brasil, com mais de 50.000 visitantes por mês”, diz a assessora de imprensa do museu, Annete Morhy.
Uma curiosidade sobre o museu é a esplanada (vão livre) e por ele ser suspenso por quatro colunas. A idealizadora do projeto pretendia fazer praças e jardins para crianças, e o principal era preservar a vista para o vale do Anhangabaú.
Para amantes da arte, o MASP é um prato cheio de cultura, belezas, história e vida. Nele sempre há alguém para refletir nas obras e nos pensamentos dos artistas. É um intercâmbio de experiência que se renova e multiplica a cada exposição, vista e exploração da boa arte.
Por Jacquelinne Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário