quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Museu de Arte Sacra de São Paulo preserva obras religiosas históricas

O acervo possui a segunda maior coleção de lampadários do mundo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizado próximo ao Mosteiro da Luz, é uma instituição que preserva, estuda e expõe objetos voltados à arte religiosa. Sua coleção inicial foi organizada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo.
Na década de 70, com a colaboração da Mitra Arquidiocesana de São Paulo e do Governo do Estado, aumentou seu acervo rapidamente através de uma nova política de aquisições.

Atualmente o museu possui uma coleção de cerca de 4 mil peças trazidas das principais igrejas e capelas do Brasil, além de obras de arte sacra de outros países.

O acervo também conta com a segunda maior coleção em variedade de lampadários do mundo, atrás apenas da coleção do Museu do Vaticano, além da Coleção de Presépios com obras de autores renomados como Mestre Vitalino e o Presépio Napolitano, doado por Omar Gonçalves Moreschi, composto por 129 peças que retratam a “Sagrada Família” e os “profanos”.

O Museu é aberto a visitações de terças-feiras a domingos, inclusive aos feriados, das 1
1h00 às 19h00, e os visitantes têm a opção de serem monitorados por “educadores” em português ou inglês.
Para saber mais, acesse o site http://www.museuartesacra.org.br/

Por Natália Del Vecchio

Foto: Museu de Arte Sacra/Site
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário