quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Árbitro diz que há muito respeito entre skatistas e torcidas


Ao contrário de outras modalidades, o esporte não provoca reações violentas.


Foto : asaber.com.br


Em dezembro de 2009, o Datafolha saiu às ruas em comprovou que atualmente 10% dos lares brasileiros possuem um praticante de Skate. A pesquisa também apontou que o número de skatistas cresceu.
A CBSK (Confederação Brasileira de Skate) acompanhou esta evolução e preparou uma grande equipe de árbitros para administrarem os resultados das competições.

Humberto Oliveira, 35, skatista profissional desde 2000 na modalidade “street” e árbitro da CBSK, diz quais são as funções dos árbitros de skate. Segundo ele, a seleção ocorre após um curso preparatório feito pela entidade em que os candidatos são avaliados e recebem um termo oficializando suas atividades.

Humberto afirma que esta preparação é imprescindível, pois sua influência é crucial no resultado final das competições. “O papel do árbitro é analisar a desenvoltura do atleta na competição, analisando os principais critérios de julgamento, e sua influência é crucial no resultado final, já que é ele quem dá a nota de classificação final”, relata.

Ele também falou sobre o respeito que há com os árbitros por parte dos atletas e torcedores. “No skate há um respeito muito grande por lado dos participantes e torcida, pois por trás da imagem de árbitro existe a imagem de um skatista, por isso não existem ameaças, ao contrário de outros esportes. Qualquer tipo de problema é sempre resolvido com conversas.”
Além de atuar como árbitro pela CBSK, Humberto é profissional desde 2000 na modalidade “street”, além de ser praticante dentro do circuito nacional.

Por Natália Del Vecchio

Nenhum comentário:

Postar um comentário