quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Paranapiacaba: encantos e mistérios fazem parte de sua história

Pequeno vilarejo na grande São Paulo traz histórias que não se lêem em qualquer lugar

A bucólica Paranapiacaba – localizada na região de Santo André (ABC) – é fonte de inspiração para turistas de diversas localidades. No entanto, não é apenas o clima tranquilo que atrai pessoas de todas as idades, e sim o lado místico que envolve esta antiga vila de ferroviários.
Quem conhece “a Vila” tem a curiosidade despertada logo nas primeiras caminhadas. As opções de lazer e descobrimento são muitas (sempre alinhados às personalidades que vivem há muitos anos e não trocam o lugarejo por nada).

Segundo Verônica Marcato , 44, comerciante no ramo de bebidas artesanais e moradora da vila há 40 anos, o que mais lhe prende é a paz e segurança:

Foto Gilberto Santos


“Não saio daqui por nada, todo mundo se conhece. A vila é bastante sossegada e é muito segura”, diz a comerciante.

A tranquilidade de Paranapiacaba também colabora com o trabalho dos policiais:
“Quase não temos registros de graves ocorrências, mas é claro que já tivemos suicídios, acidentes envolvendo automóveis, pequenos furtos. Porém, nada que tire o sossego do local. Por isso, nossa função aqui é estar mais atento com relação às trilhas, já que muitos turistas se perdem constantemente”, enfatiza o soldado Pereira.

Para que quiser conhecer Paranapiacaba, o acesso mais rápido é por via férrea com saídas a partir da Estação da Luz. Após 50 minutos, o desembarque deve ser feito em Rio Grande da Serra. Alguns metros depois, existem ônibus municipais que levam até a Vila com tarifas de R$ 2,70.

Por Gilberto Santos e David Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário