terça-feira, 25 de maio de 2010

Parkour: A aventura urbana que virou filosofia de vida

O esporte, em que o atleta salta obstáculo ganha cada mais adeptos


Foto Divulgação

















Por David Gomes

O Francês David Belle herdou do pai e do avô (ex-combatentes do Vietnã) a paixão por aventura e situações de aparente perigo. A partir daí tornou isso um esporte urbano:
.
 Esta atividade surgiu na França nos anos 80. Mais tarde, ganhou espaço na mídia e passou a ser praticado no mundo todo.

O  Parkour é uma modalidade na qual o atleta deve saltar todo o tipo de obstáculos, de escada a muros. Quanto mais difícil, mais emocionante é a pratica deste esporte.

Uma de suas características são as nomenclaturas, como por exemplo, o "traceur" (participante masculino), ou "traceuse" (feminino), ambos, ao praticarem, sobrepõem obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas, saltos rolamentos e escaladas.

Leonard Akira integrante do Parkour Brazil Team treina parkour há 6 anos, se considera um auto-ditada e hoje é reconhecido por ministrar treinos em São Paulo.

“No começo ninguém acreditava que o esporte seria um trampolim para novas conquistas ou objetivos, e acabavam tentando desanimar a minha prática, mas após alguns anos todos perceberam o potencial da prática e aceitaram a mesma, me incentivam até hoje “ diz Akira

Vale lembrar o treino do Parkour é individual, sendo que não se fazem movimentos para impressionar outras pessoas, até porque, isso pode resultar em sérias quedas.

O Parkour não é só composto de movimentos, por trás de cada um deles há uma filosofia de por que executá-los. Acrobacias não são Parkour, mas fazem parte de outras atividades como o circo acrobático e a ginástica olímpica.

Para a prática do Parkour não é necessário gastar dinheiro com acessórios caros. Só é necessário ter um bom par de tênis, usar calça e camiseta leves, além de muita vontade de aprender. Após alguns meses de experiência, recomenda-se um calçado mais sofisticado para melhorar seu desempenho e segurança.

Hoje, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Brasília são os estados brasileiros em que há mais praticantes desse esporte, número estimado é 20.000.

Um comentário:

  1. PELO AMOR DE DEUS! O nome da atividade é PARKOUR. Esse "Le" é um erro gigante de adaptação do Frances pro Portugues. Se pudessem corrigir na materia ou nas próximas, todos nós praticantes agradecemos.

    ResponderExcluir