sábado, 18 de setembro de 2010

A escolha do presidente?

São muitas decisões e responsabilidades.

FOTO PORTAL 7
















Por David Gomes
Nove são os candidatos a presidente da República nas eleições que se aproximam.
No próximo dia 03 de Outubro 180 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher o futuro presidente.. Além do salário oficial de R$ 11.239,24 eles almejam outras e muitas atribuições do cargo executivo como dirigir a administração federal, nomear e exonerar ministros e funcionários de alto escalão do governo, expedir decretos e medidas provisórias, entre outras e, como chefe de Estado: celebrar tratados, manter relações diplomáticas com outros países, celebrar a paz ou mesmo declarar a guerra no comando das Forças Armadas. São muitas decisões e responsabilidades.

Para exercer o cargo, o concorrente precisa cumprir algumas exigências constitucionais como ter nascido no Brasil, ter mais de 35 anos, gozar de plenos direitos políticos, ser eleitor domiciliado no país, ter filiação partidária, além da rara condição de não ter ocupado provisoriamente o cargo nos seis meses que antecedem uma próxima eleição. Em caso de morte, renúncia ou deposição de presidente, apela-se para a linha sucessória composta – nesta ordem – por seu vice, pelo presidente da Câmara, pelo presidente do Senado e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. E acredite a conturbada história política brasileira já utilizou toda esta linha de opções.

Para ter os destinos do país em suas mãos, o futuro ocupante do gabinete do Palácio do Planalto usará ainda o Palácio da Alvorada – como residência oficial – e desfrutará da Granja do Torto – residência de veraneio dada de presente ao governo federal pela empresa Novacap. O nome “Granja” se deve ao fato de que ali se criaram frangos e galinhas para o abastecimento de ovos da capital, e “Torto” foi dado – não por outro motivo – por ficar próximo ao Ribeirão do Torto.

Minas Gerais foi o estado que deu mais presidentes ao país

Sete ao todo – mas foram os gaúchos que ocuparam o cargo por mais tempo. Somando tudo a conta passa dos 36 anos, cabendo aos fluminenses o segundo lugar (22 anos), aos mineiros 16 e doze aos paulistas.

Curiosamente, todos esses estados estão representados nestas eleições. Por São Paulo concorrem Zé Maria, Rui Pimenta, José Serra e Plínio de Arruda Sampaio. Minas Gerais é representado por Levy Fidélis e Dilma Rousseff. Rio Grande do Sul tem José Maria Eymael e o Rio de Janeiro conta com o candidato Ivan Pinheiro. Completa a lista – como exceção à regra – a acreana Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário