sábado, 11 de setembro de 2010

Conhecimento Econômico, será fundamental para o próximo Presidente, diz ex governador José Serra.

Serra diz sinceramente, a Dilma parece não ter estudado economia.
Foto Ayton Vignolla - Agencia Estado















Por David Gomes
O Grupo estado promoveu a segunda sabatina da série com os principais candidatos a Presidência.

Serra chegou de helicóptero à sede do Estado. Nun traje esportivo, com blazer azul marinho e sem gravata.

No inicio da entrevista, Serra chegou à sede do jornal com 25 minutos de atraso. Antes de entrar no auditório ainda conversou com um assessor, por telefone sobre temas de campanha, o tom de voz era preocupação.

Exibindo boa disposição e memória, afiada no meio da entrevista o presidenciável tomou uma dose de energético Red Bull servida por uma de suas assessoras.

O evento começou às 10h30min, no auditório do Estado

José Serra tem 68 anos, é economista, filiado ao Partido Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2006 foi eleito em primeiro turno para o Governo do Estado de São Paulo. Ocupou o cargo de 1 de janeiro de 2007 a 02 de abril de 2010, quando renunciou para se candidatar pela segunda vez à Presidência da República .

Serra Já exerceu dois mandatos como deputados federal, foi prefeito de São Paulo, Secretario Estadual de Planejamento e Orçamento e Ministro da Saúde. Foi candidato à Presidência pela coligação PSDB – PMDB, em 2002 tendo sido derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva

Participaram da sabatina João Bosco Rabello, diretor da Sucursal do Estado em Brasília, às repórteres Julia Dualibi e Patrícia Campos Mello e o mediador Roberto Godoy. A seguir, os principais trechos

Ação contra Dilma no TSE

Os petistas foram eficientes em criar uma pauta com a imprensa que os ajuda. Os jornalistas vivem falando da pauta deles. Você pega jornal e lê a pauta petista consagrada lá. Pouca gente se deu o trabalho de analisar o que foi colocado no TSE. O PSDB pediu para que o assunto fosse investigado não pediu cassação de ninguém.

Propaganda Eleitoral

As criticas a campanha eleitoral são as coisas mais normal, ainda mais quando se está atrás das pesquisas. Todo mundo tem uma opinião, depende também do programa que você viu dentro daquilo que você conhece num determinado momento, o programa é bom. Se você soubesse que ia ter essas coisas de sigilo, a gravidade que isso teria, já começaria a preparar uma semana antes. Além disso, são as minhas possibilidades, porque afinal, é a minha cara que está lá, é minha fala. Não falo falas forçadas, parte das vezes eu mesmo escrevo. Sobre favela cenográfica, isso é truque de petista, porque fantasia maior do que o programa do PT eu não conheço tem uma proibição de ter externas nos comerciais, foi só por causa disso que fizemos a favela cenográfica.

Boatos

Com qualquer coisa que eu diga eles fazem campanha por e-mail para apavorar todo mundo. O boato mais sofisticado que espalharam é o de que eu vou acabar com os concursos. É organizado tem uma central para isso. Eu tenho uma central anti- boatos. Imagine se eu espalhasse que ela disse na Revista Exame e ela disse mesmo que iria alongar a idade dos aposentados. O PSDB, os tucanos são ineptos para espalhar fofocas, para fazer guerra subterrânea. E o petista nasce com isso no DNA. Não sei se ele aprende porque entra no PT ou se ele entra no PT porque é assim.

Ao falar nesta segunda feira (06) de sua saúde o economista e ex governador José Serra brincou com a historia, corrente entre amigos e jornalistas de que é um notívago irrecuperável. “Tirando o mau humor das manhãs, a minha saúde é perfeita “risos.

No inicio da entrevista , quando se falou sobre violação do Sigilo Fiscal de sua filha , ele deu respostas e rápidas e acusou a imprensa de não entender a gravidade do problema.

Ao ser perguntado qual a diferença entre ele e a candidata Dilma ele bateu “eu represento a certeza, no sentido de que sou conhecido, todos sabem o que eu penso minha vida pública é pública de verdade. A Dilma é dúvida em tudo. A escolha vá se dar entre algo conhecido , testado , e um envelope fechado.

O tom mudou quando a pauta virou para praia da economia, expôs de maneira clara suas divergências com a política atual do governo, foi corajoso ao dizer que os bancos silenciam diantes de certas ações do BNDES porque são beneficiados por elas :citou o economista Alemão Ernst Engel (Século 19) ao falar de balança comercial ;recorreu as teorias de John Maynard Keynes (século 20) para explicar porque não deve autorizar o funcionamento de cassinos no Brasil ; lembrou o tempo que ensinou historia da economia , desde as teorias econômicas de São Tomás de Aquino (Século 13); fez comparações entre as economias do Brasil e de outros países da América Latina ; e por ai afora.

Conhecimento econômico, na opinião de Serra será fundamental para o próximo presidente considerando os desafios que enfrentará. Por esse prisma, ele se considera incomensuravelmente mais bem preparado para o cargo do que a petista Dilma Rousseff. Embora tenha estudado economia na universidade, ela não assimilou o que foi dito na sala de aula , segundo o tucano “Sinceramente , a Dilma parece não ter estudado economia.

Para o ex governador, o petismo substituiu a ética individual pela ética do grupo do partido.

“Como isso pode fazer ladroagem, violência afrontar direitos individuais, porque a moral que vale é a do partido a essência Bolchevismo e o Fascismo. O Bolchevismo pelo menos tinha a utopia da igualdade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário