quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alonso: tricampeão em Interlagos?

Créditos : telegraph.co.uk















Por Castilho de Andrade

Agora é a vez do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1. Depois da vitória de Fernando Alonso na estréia do GP da Coreia do Sul, o piloto da Ferrari poderá conquistar no Brasil seu terceiro título mundial. Com 11 pontos de vantagem sobre Mark Webber e 21 pontos sobre Lewis Hamilton, se contar com outra jornada feliz como foi a da Coreia, Alonso poderá ser o campeão mundial de 2010. Convém recordar que Fernando Alonso ganhou os títulos de 2005 e 2006, pela Renault, no autódromo de Interlagos.

O GP da Coreia do Sul foi acidentado com muita chuva e interrupções. O importante é que a pista passou pelo teste e serviu para uma grande virada na história do campeonato. Alonso recuperou o terreno perdido e agora será um adversário duríssimo das Red Bull e das McLaren nas duas corridas restantes, Brasil e Abu Dhabi. A Ferrari tem informações suficientes para a corrida do Brasil onde, certamente, pretende contar com a ajuda preciosa de Felipe Massa para tentar antecipar a conquista de Alonso e não correr riscos em Abu Dhabi. Massa anda muito bem em Interlagos. Se conseguir superar-se, Massa pode ser o fiel da balança nesta corrida, proporcionando a Alonso a chance de uma nova conquista no Brasil.

A Red Bull, sem trocadilho, naufragou no circuito de Yeongam. Webber derrapou, bateu em Nico Rosberg e terminou com o carro coberto de barro. Vettel ficou no percurso com o motor quebrado. O caminho ficou livre para a Ferrari - 1º e 3º lugares – e um bom segundo lugar de Lewis Hamilton, depois de erros primários nas últimas corridas.

A Red Bull, antes absoluta, corre até risco no Mundial de Construtores. Ela se mantém na liderança com 426 pontos e a McLaren tem agora 399. A Ferrari corre por fora com 374.

Para ser campeão mundial no Brasil, o que não vai ser fácil, Fernando Alonso precisa abrir 26 pontos sobre o segundo colocado. Alonso já leva vantagem sobre os adversários no número de vitórias: tem cinco contra quatro de Webber e três de Hamilton e Vettel. No Mundial, Alonso tem 231 pontos enquanto Webber soma 220, Hamilton conta com 210, Vettel 206 e Button 189. Do ponto de vista aritmético, os cinco ainda podem ganhar o título. São 50 pontos em jogo nas duas corridas restantes. Mas possibilidades dos três últimos são remotas. Tudo indica que o duelo final ficará mesmo entre Alonso e Webber.

Um dado para quem acompanhar a etapa brasileira: Adrian Sutil e Sebastian Buemi, envolvidos em acidentes e considerados culpados, perderão cinco posições no grid de Interlagos.

Com ingressos esgotados e uma grande transmissão da Rede Globo de Televisão, o GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1, entre os dias 5 e 7 de novembro, terá todos os ingredientes para mais uma corrida emocionante e decisiva na história da categoria mais importante do automobilismo mundial. O autódromo está um brinco. Ninguém perde por esperar.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do GP Brasil de F1





Nenhum comentário:

Postar um comentário