terça-feira, 19 de outubro de 2010

Entrevista Fábio Frade – Médico especialista em atendimentos de GP Fórmula 1

Foto David Gomes

















Por David Gomes


Durante as séries de simulações da equipe médica do Hospital São Luiz realizadas no autódromo de Interlagos para 39º GP de Fórmula 1 , vem se consolidando como hospital do automobilismo, com tecnologia de ponta, a mais absoluta precisão e o pronto atendimento que o esporte exige. Ao assumir o atendimento médico do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, e para as etapas paulistas das três categorias do Campeonato Brasileiro de Stock Car (Copa Nextel, Stock Car V8 Light e Stock Jr.),

. Em avaliação feita em 2005, sua atuação foi eleita pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como a melhor de todo o GP Mundial de Fórmula 1. O São Luiz também está presente desde 1998 no atendimento das categorias do Campeonato Brasileiro da Stock Car, apenas nas etapas paulistas.

Para o evento, o São Luiz coloca à disposição 150 profissionais da saúde, dos quais 39 são médicos e 15 enfermeiros. A equipe reúne ortopedistas, cardiologistas, cirurgiões torácicos, neurológicos e plásticos especializados em queimaduras, entre outras especialidades.

Também tivemos a felicidade e o prazer de entrevistar o Dr. Fábio Frade, que há anos milita no automobilismo revelou dicas importantes sobre alimentação e como age o corpo do piloto durante as provas e vocês poderão acompanhar tudo aqui, na Revista Podium.

Como o corpo do piloto reage no momento da corrida?

Dr. Fábio Frade: o corpo do piloto está em perfeito stress e bem focado no que ele tem que fazer , concentrado e com a adrenalina a mil.

E no momento de algum impacto?

Dr. Fábio Frade: o corpo do piloto reage como se fosse uma situação de emergência todo o sistema emocional está entrando em defesa para que ele possa preservar os órgãos prioritários á saúde dele

Quais os tratamentos que os pilotos recebem num acidente? Prevenção?

Dr Fábio Frade: Nós a todo o momento estamos dispostos a dar o primeiro atendimento segundo as normas ATLS – Atendimento Poli Traumatizado e no pós acidente ,nós médicos , enfermeiros , auxiliares estamos todos capacitados a dar o melhor e melhor situtiação do procedimento ao paciente, para preservar a vida dele.

Qual o treinamento da equipe médica para o dia da competição?

Dr. Fábio Frade: Nós estamos sempre treinando, sempre sistematizando e melhorando nosso atendimento, para que ele não tenha nenhum tipo de erro e que seja no momento certo e preciso para manter a vida do paciente.

Por que o Hospital  São Luiz se interessou em trabalhar no automobilismo?

Dr. Fábio Frade: A fórmula 1 é um esporte de alta performance que precisa de um hospital de ponta , e nós como hospital de ponta estamos representando e oferecendo o melhor ao paciente e toda a estrutura da fórmula 1.

Como a equipe do São Luiz usa as novas tecnologias no atendimento aos pilotos, Equipe nos Box no aspecto geral hoje?

Dr. Fábio Frade: Hoje a equipe do São Luiz tem toda a tecnologia, todo equipamento de Ponta de última geração e para realizar todo o suporte avançado de medidas a estrutura da Fórmula 1.

Quais são as novidades?

Dr. Fábio Frade: Regaste aéreo de pacientes, temos uma nova unidade que é Anália Franco que paga por equipamentos de última geração, tanto para fazer diagnostico e quando for necessário realizar a cirurgia que o paciente venha a necessitar.


Quais os cuidados que o Hospital São Luiz tem com os pilotos pós corrida , por exemplo, qual o procedimento de monitoração de circulação, articulação (Vascularização em uma posição só) e outros cansaços musculares?

Dr. Fábio Frade: O atendimento básico a principio é dado para todos os pilotos e para toda a equipe , não diferenciando para ninguém , porém o condicionamento do piloto pós corrida é feito um acompanhamento se o paciente tem dor , está cansado , está apto para continuar , para realizar novas corridas.



Qual o acompanhamento de um piloto para que ele esteja apto após corrida sobre a seqüela referente a uma possível tremedeira? E quais os medicamentos necessários para isso possa realmente amenizar? E levando em conta que existe grande stress e adrenalina?

Dr. Fábio Frade: Todo o piloto tem um condicionamento mínimo para que possa suportar o stress da corrida , o stress pós corrida é um cansaço físico que ele está preparado a isso e está costumado cotidianamente a lidar com isso, então bom repouso , boa alimentação e se for necessário o uso de um bom analgésico.



Qual o tipo de alimentação necessário em dia de corrida para um piloto de Fórmula 1 ?

Dr. Fábio Frade: O piloto deve está bem alimentado , porém não excessivamente para que ele possa se sentir confortável e tenha energia suficiente para gastar durante a prova

Qual a mensagem Dr, que você deixa  ? Sobre os cuidados que o piloto deve ter? De uma maneira Geral Stock Car, Fórmula 1 ?

Dr. Fábio Frade: Devemos lembrar que todo o piloto é um atleta , deve está condicionado fisicamente , mentalmente livre de qualquer tipo de droga e está objetivado e sempre tenha uma acompanhamento diário com o seu médico , para que isso não venha ter surpresa em alguma etapa do acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário