Profissionais relatam a importância do Jornalismo Cientifico enquanto tradutor de uma linguagem extremamente especializada e a divulgação do resultado para o público leigo.
Por David Gomes
Marcaram presença no último dia de palestra na “Jornada de Jornalismo”, promovida pela Universidade Paulista – Campus Vergueiro. O encontro aconteceu no auditório principal, onde os palestrantes convidados foram a Jornalista Cientifica Sonia Avallone e a Nutricionista e Mestre em Nutrição em Saúde Pública Juliana Teixeira.
Durante o evento, Juliana Teixeira explicou sobre o “Café Filosófico” praticado pela sociedade parisiense, criado em 1997 pelo filosofo Marc Sautet, os “Cafés ou Bares de Ciências” têm como objetivo incentivar, criar, animar e mediar debates científicos entre os « cientistas » e o « público leigo ». Durante este encontro, os interessados ou curiosos e pesquisadores dialogam com toda simplicidade e são dirigidos por jornalistas capacitados.
A Verakis propõe o Café da Ciência da Nutrição no Brasil para permitir que o que existe de mais novo sobre o assunto seja compartilhado com o grande publico, que é diretamente beneficiado ou não pelas descobertas da ciência relata Juliana
Segundo a Jornalista Sonia Avallone, a avaliação que faz sobre a palestra foi à melhor possível: despertar o interesse dos estudantes de jornalismo que a área cientifica que não abrange só a área de ciências ambiental, saúde , tecnologia , informática. Hoje foi uma oportunidade de divulgar “o projeto café bar da nutrição” que têm como objetivo incentivar, criar, animar e mediar debates científicos entre os « cientistas » e o « público leigo ». Durante este encontro, os interessados ou curiosos e pesquisadores dialogam com toda simplicidade e são dirigidos por jornalistas capacitados.
Presente na palestra a nutricionista Carolina Sabbag “é importante esta participação neste evento para que os estudantes de jornalismo conheça mais as diversas áreas que poderão atuar , além do básico que aprendemos na faculdade que nem sempre é suficiente para conseguir atuar de forma adequada e extremamente importante essa ligação as outras áreas para que consigamos mostrar a interação do jornalista , com as áreas relacionadas tanto a saúde, alimentação, nutrição para que realmente consiga passar as informações de uma forma adequada e que cada vez mais beneficia a população.
Para a nutricionista Juliana encerra dizendo que este tipo de programa serve como uma troca entre público e convidados:
“É um grande prazer participar deste evento, é de suma importância de trazer o tema de jornalismo cientifico na verdade o jornalista que traduz esta informação tem uma responsabilidade enorme e debatemos muito, estas informações que são transmitidos ao publico leigo e em massa de uma maneira errada e quanto prejudica as pessoas e acho muito importante e deixamos claro muito bem o papel do Jornalista cientifico e só tenho a parabenizar a Unip Vergueiro pelo evento.
Maiores informações : http://www.cafebardanutricao.blogspot.com/
Segue alguns momentos da palestra de Jornalismo Científico
Nenhum comentário:
Postar um comentário