quinta-feira, 12 de maio de 2011

LANÇAMENTO: “EU SUMÉ” DE MARCO MORETTI

Herói brasileiro? Por que não? A editora Novo Século postou no seu facebook na terça-feira um dos seus lançamentos Eu, Sumé – A agonia e a glória do maior herói dos indígenas brasileiros escritor por Marco Moretti. O livro relata uns daqueles episódios interessantíssimos que esqueceram de nos contar no colégio a história de Sumé, um grande defensor dos índios que chegou ao Brasil muito antes dos europeus. O livro corrobora narrativa ficcional e elementos bibliográficos para preencher esta lacuna nos livros de história.

A essa estirpe de heróis lendários, fundadores de impérios, pertence Sumé. Personagem mítico dos indígenas brasileiros, sobre ele contam-se muitas e fascinantes histórias. De acordo com essas narrativas, passadas oralmente de geração em geração, Sumé era um homem de cabelos e olhos claros e barbas compridas e teria chegado ao Brasil a bordo de um barco, oriundo do vasto oceano, séculos antes dos europeus aportarem em nossas praias.

Neste livro você vai conhecer a provável história real por trás do mito de Sumé, quem foi ele, de onde veio e como e por que enfrentou perigos e desafios colossais para chegar até o Brasil e o incrível destino que o aguardava em nossas terras. Mais que um mero relato de aventuras, Eu, Sumé é um empolgante épico que lança luz sobre um interessante capítulo de nossa história até hoje ignorado.

Marco Moretti nasceu em São Paulo em 1964, é jornalista, Mestre em Comunicação e coordenador de curso e professor de Comunicação Social em uma universidade paulista. Começou a carreira como redator e repórter no extinto jornal Folha da Tarde, atual Agora e, na década de 90, foi editor da divisão infanto-juvenil da Editora Abril. Também colaborou e co-editou a revista Wizard, especializada em quadrinhos, cinema e TV, onde assinava mensalmente a coluna “Crônicas de Hollywood”. Atualmente, escreve regularmente para publicações culturais. Eu, Sumé é o seu primeiro romance.








2 comentários:

  1. lucimar m. penteado17 de maio de 2011 às 19:33

    Senti por parte de Moretti resgatando na História de Sumé um pouco de Dom Quixote de La Mancha,personagem de Miguel de Cervantes, investindo com a sua lança contra moinhos de vento.A vida nos proporciona muitos aprendizados e neste livro história e misticismo te monstram uma passagem da história de nossos antepassados jamais pesquisados e sonhados.Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Sou fanática incorrigivél, em se tratando de histórias passadas, esse livro me fará com certeza, recordar das lendas que meu tio avô contava antes de eu dormir, Parabéns Profº Moretti, sempre tive grande admiração por seu trabalho na UNIP..
    Desejo-lhe muito sucesso, voce merece..

    Fort Hug
    Rosana Brito
    ex aluna jornalismo- turma David Gomes

    ResponderExcluir