Herói brasileiro? Por que não? A editora Novo Século postou no seu facebook na terça-feira um dos seus lançamentos Eu, Sumé – A agonia e a glória do maior herói dos indígenas brasileiros escritor por Marco Moretti. O livro relata uns daqueles episódios interessantíssimos que esqueceram de nos contar no colégio a história de Sumé, um grande defensor dos índios que chegou ao Brasil muito antes dos europeus. O livro corrobora narrativa ficcional e elementos bibliográficos para preencher esta lacuna nos livros de história.
A essa estirpe de heróis lendários, fundadores de impérios, pertence Sumé. Personagem mítico dos indígenas brasileiros, sobre ele contam-se muitas e fascinantes histórias. De acordo com essas narrativas, passadas oralmente de geração em geração, Sumé era um homem de cabelos e olhos claros e barbas compridas e teria chegado ao Brasil a bordo de um barco, oriundo do vasto oceano, séculos antes dos europeus aportarem em nossas praias.
Neste livro você vai conhecer a provável história real por trás do mito de Sumé, quem foi ele, de onde veio e como e por que enfrentou perigos e desafios colossais para chegar até o Brasil e o incrível destino que o aguardava em nossas terras. Mais que um mero relato de aventuras, Eu, Sumé é um empolgante épico que lança luz sobre um interessante capítulo de nossa história até hoje ignorado.
Marco Moretti nasceu em São Paulo em 1964, é jornalista, Mestre em Comunicação e coordenador de curso e professor de Comunicação Social em uma universidade paulista. Começou a carreira como redator e repórter no extinto jornal Folha da Tarde, atual Agora e, na década de 90, foi editor da divisão infanto-juvenil da Editora Abril. Também colaborou e co-editou a revista Wizard, especializada em quadrinhos, cinema e TV, onde assinava mensalmente a coluna “Crônicas de Hollywood”. Atualmente, escreve regularmente para publicações culturais. Eu, Sumé é o seu primeiro romance.